“E para quem acredita no que te foi revelado, no que
foi revelado antes de ti, e estão cientes da outra vida.”(Alcorão Sagrado, 2:4)
1 ) Em relação à frase: “e o que foi
revelado antes de ti” a maneira em que este se refere à frase anterior,
é o argumento de que é apresentado para a prova. É como este:
Ó homens! Se vocês acreditam no Alcorão, acreditam
também nas escrituras anteriores, pois o Alcorão confirma a sua veracidade e as
atesta.
2 ) Ou então é o argumento a partir da
evidência ao que é apresentado, como este:
Ó Povo do Livro! Se vocês acreditam nos profetas
passados e nas escrituras, vocês também devem acreditar no Alcorão e em
Mohammad (Allah o abençoe e lhe dê paz), uma vez que as escrituras deram boa
notícia quanto à sua vinda. Além disso, a confirmação deles, sua revelação e
evidências de profecia dos mensageiros encontra-se na realidade e em espírito
mais perfeitamente no Alcorão e mais claramente em Mohammad (Allah o abençoe e
lhe dê paz). Assim, de acordo com o presente e excelente raciocínio, o Alcorão
é a Palavra de Allah e Mohammad (Allah o abençoe e lhe dê paz) é Seu
Mensageiro.
3 ) Islam, que é o
resultado do Alcorão e surgiu a partir dele na Era da Bem-Aventurança, é como
uma árvore. Com sua origem presa nas profundezas do passado, as suas raízes
espalhadas são alimentadas de fontes de água daquele tempo, proporcionando vida
e força. Assim também os seus ramos se esticam para os céus do futuro,
produzindo frutos, materiais e espirituais, para o mundo dos homens. Na
verdade, o Islam tomou sob a sua responsabilidade o passado e o futuro, e os
mantêm na sombra, garantindo-lhes tranquilidade geral.
4 ). Quando recomenda aos adeptos do Livro acreditarem no Islam,
o Alcorão se faz parecer familiar a eles e de fácil utilização. Ou seja, isso
implica:
Ó Povo do Livro! Vocês não devem experimentar nenhuma
dificuldade em aceitar o Islam, não deve parecer difícil a vocês. O Alcorão não
os ordena abandonar a sua religião completamente; propõe apenas que vocês
completem a sua fé e a construam sobre os fundamentos da religião que vocês já
possuem. Certamente, o Alcorão combina em si as virtudes de todos os livros e
os fundamentos de todas as religiões anteriores; ele modifica e aperfeiçoa os
princípios existentes. Ele só estabelece novas portarias em matérias
secundárias, que estão sujeitas a alterações devido a diferenças no tempo e no
espaço, e isso não é irracional ou ilógico. Com a mudança das estações, os
alimentos, as roupas e muitas outras coisas mudam; assim também as etapas da
vida de uma pessoa mudam na forma de sua educação. Do mesmo modo, como são
necessários pela sabedoria e necessidade, as ordens religiosas sobre questões
secundárias mudam de acordo com os estágios de desenvolvimento da humanidade.
Para muitos estes podem ser benéficos em um tempo e prejudiciais em outro;
muitos medicamentos foram eficazes na infância da humanidade e deixaram de ser
remédios em sua juventude. Esta é o razão do Alcorão
revogar alguns de seus pronunciamentos secundários. Ou seja, ele decretou que
seu tempo havia terminado, e novo turno chegou para outros decretos.
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*** "O
Povo do Livro" é o nome primeiramente dado aos judeus e então expandido
para incluir os cristãos, já que a fé Cristã também é baseada nos ensinamentos
do Livro.