UM CHAMADO PARA O POVO DO LIVRO

“E para quem acredita no que te foi revelado, no que foi revelado antes de ti, e estão cientes da outra vida.”(Alcorão Sagrado, 2:4)

1 )  Em relação à frase: “e o que foi revelado antes de ti” a maneira em que este se refere à frase anterior, é o argumento de que é apresentado para a prova. É como este:

Ó homens! Se vocês acreditam no Alcorão, acreditam também nas escrituras anteriores, pois o Alcorão confirma a sua veracidade e as atesta.

2 )    Ou então é o argumento a partir da evidência ao que é apresentado, como este:

Ó Povo do Livro! Se vocês acreditam nos profetas passados e nas escrituras, vocês também devem acreditar no Alcorão e em Mohammad (Allah o abençoe e lhe dê paz), uma vez que as escrituras deram boa notícia quanto à sua vinda. Além disso, a confirmação deles, sua revelação e evidências de profecia dos mensageiros encontra-se na realidade e em espírito mais perfeitamente no Alcorão e mais claramente em Mohammad (Allah o abençoe e lhe dê paz). Assim, de acordo com o presente e excelente raciocínio, o Alcorão é a Palavra de Allah e Mohammad (Allah o abençoe e lhe dê paz) é Seu Mensageiro.

3 )  Islam, que é o resultado do Alcorão e surgiu a partir dele na Era da Bem-Aventurança, é como uma árvore. Com sua origem presa nas profundezas do passado, as suas raízes espalhadas são alimentadas de fontes de água daquele tempo, proporcionando vida e força. Assim também os seus ramos se esticam para os céus do futuro, produzindo frutos, materiais e espirituais, para o mundo dos homens. Na verdade, o Islam tomou sob a sua responsabilidade o passado e o futuro, e os mantêm na sombra, garantindo-lhes tranquilidade geral.

4 ).  Quando recomenda aos adeptos do Livro acreditarem no Islam, o Alcorão se faz parecer familiar a eles e de fácil utilização. Ou seja, isso implica:

Ó Povo do Livro! Vocês não devem experimentar nenhuma dificuldade em aceitar o Islam, não deve parecer difícil a vocês. O Alcorão não os ordena abandonar a sua religião completamente; propõe apenas que vocês completem a sua fé e a construam sobre os fundamentos da religião que vocês já possuem. Certamente, o Alcorão combina em si as virtudes de todos os livros e os fundamentos de todas as religiões anteriores; ele modifica e aperfeiçoa os princípios existentes. Ele só estabelece novas portarias em matérias secundárias, que estão sujeitas a alterações devido a diferenças no tempo e no espaço, e isso não é irracional ou ilógico. Com a mudança das estações, os alimentos, as roupas e muitas outras coisas mudam; assim também as etapas da vida de uma pessoa mudam na forma de sua educação. Do mesmo modo, como são necessários pela sabedoria e necessidade, as ordens religiosas sobre questões secundárias mudam de acordo com os estágios de desenvolvimento da humanidade. Para muitos estes podem ser benéficos em um tempo e prejudiciais em outro; muitos medicamentos foram eficazes na infância da humanidade e deixaram de ser remédios em sua juventude. Esta é o razão do Alcorão revogar alguns de seus pronunciamentos secundários. Ou seja, ele decretou que seu tempo havia terminado, e novo turno chegou para outros decretos.

* * *

***               "O Povo do Livro" é o nome primeiramente dado aos judeus e então expandido para incluir os cristãos, já que a fé Cristã também é baseada nos ensinamentos do Livro.