NATUREZA CAUSA OU EFEİTO?

Ó ser humano! Você deve estar ciente de que existem certas frases que são comumente usadas e implicam incredulidade. Os crentes também as usam, mas sem perceber suas implicações. Iremos explicar três das mais importantes delas.

A PRİMEİRA

"AS CAUSAS CRİARAM İSSO."

Imagine que há uma farmácia em que se encontram centenas de potes e frascos cheios de substâncias completamente diferentes. Uma poção vital e um remédio vital são necessários desses medicamentos. Então vamos à farmácia e vemos que eles podem ser encontrados lá em abundância, mas em grande variedade. Examinamos cada uma das poções e vemos que os ingredientes foram tomados em diferentes, porém precisas quantidades de cada um dos frascos e potes; um grama desta, três daquela e sete do seguinte, e assim por diante. Se um grama fosse tomado a mais ou a menos, a poção não teria sido vital e não teria mostrado a sua qualidade especial. Em seguida, vamos estudar o remédio vital. Novamente, os ingredientes foram retirados dos frascos em uma determinada medida de modo que se mesmo o mínimo valor fosse tomado a mais ou a menos, o remédio teria perdido sua propriedade especial.

Agora, embora o número de frascos de mais de cinquenta, os ingredientes foram tomados a partir de cada um de acordo com as medidas e os valores todos diferentes. Seria possível ou provável que os frascos e potes caíssem por uma estranha coincidência ou súbita rajada de vento, e que apenas as precisas, embora diferentes, quantidades fossem derrubadas e estas se organizassem e se juntassem para formar o remédio? Existe algo mais supersticioso, impossível e absurdo que isso? Se um burro pudesse falar, ele diria: "Eu não posso aceitar essa ideia!", e sairia correndo!

Da mesma forma, cada ser vivo pode ser comparado a uma poção vital, e cada planta a um remédio vital. Uma vez que eles são compostos de matéria tomada na mais precisa medida, de realmente numerosas e variadas substâncias. Se estes são atribuídos a causas e a elementos e afirma-se: "O acaso criou-os" é irracional, impossível e absurdo uma centena de vezes mais do que a alegação de que a poção da farmácia veio à existência através de frascos derrubados, por acidente.

A SEGUNDA:

"FORMOU-SE POR Sİ; VEİO À EXİSTİR E DEPOİS CESSOU DE EXİSTİR."

Ó incrédulo obstinado! Seu egoísmo o fez tão estúpido que de alguma forma você decidiu aceitar uma centena de impossibilidades de uma só vez. Você mesmo é um ser e não uma substância simples inanimada e imutável. Você se assemelha a uma máquina extremamente bem organizada que está a ser constantemente renovada e um palácio maravilhoso que está passando por

uma mudança contínua. Partículas estão trabalhando incessantemente em seu corpo. Seu corpo tem uma conexão e relações mútuas com o universo, em particular, no que diz respeito ao sustento e à perpetuação das espécies, e as partículas que trabalham nele são cuidadosas para não estragar essa relação nem quebrar a ligação. Desta forma cautelosa elas começam o seu trabalho, como se estivessem levando o universo inteiro em conta. Vendo seus relacionamentos dentro dele, eles assumirão seus cargos em conformidade. E você se beneficia com os seus sentidos externos e internos, de acordo com as posições maravilhosas que eles tomam.

Se você não aceitar de que as partículas do seu corpo são pequenos funcionários em movimento, de acordo com a lei do Uno Pré-Eterno e Todo-Poderoso, ou que eles são um exército, ou as pontas da caneta do divino determinando com cada partícula como a ponta de uma caneta, ou que são pontos inscritos pela caneta do poder com cada partícula sendo um ponto, em seguida, em cada partícula que trabalha em seu olho teria que ser um olho, como podia ser cada membro e parte de seu corpo, bem como todo o universo, com o qual você está conectado. Além disso, você teria que atribuir a cada partícula uma inteligência equivalente à de uma centena de gênios, o suficiente para conhecer e reconhecer todo o seu passado e seu futuro, e os seus antepassados e descendentes, as origens de todos os elementos do seu ser e as fontes de todo o seu sustento.

Para atribuir o conhecimento e a inteligência de mil iguais a Platão a uma única partícula de alguém como você, que não possui sequer o valor de uma partícula de inteligência em assuntos deste tipo é uma superstição mil vezes mais louca!

A TERCEİRA

 "É NATURAL, A NATUREZA O NECESSİTA E O CRİA."

Se a arte e a criatividade, que são mais exigentes e sábias, para serem vistas em seres e particularmente em seres animados não são atribuídas à pena de determinação divina e poder do Sol Pré-Eterno, e em vez disso são atribuídos à natureza e à força, que são cegas, surdas e impensadas, torna-se necessário que a natureza ou deve ter presente em tudo máquinas e imprensas para a sua criação, ou deve incluir em tudo, poder e sabedoria suficiente para criar e administrar o universo. A razão para isto é a seguinte:

As manifestações e reflexos do sol aparecem em todos os pequenos fragmentos de vidro e gotículas na face da terra. Se aqueles em miniatura, refletidos sóis imaginários não são atribuídas ao sol no céu, é necessário aceitar a existência externa de um sol real em cada pequeno fragmento de vidro menor que uma cabeça de fósforo, que possui qualidades do sol e que, embora pequeno em tamanho, tem um significado profundo e, por conseguinte, aceita sóis reais para a quantidade de peças de vidro.

Exatamente da mesma maneira, se os seres e as criaturas animadas não são atribuídos diretamente à manifestação dos nomes do Sol Pré-Eterno, torna-se necessário aceitar que em cada ser, e especialmente animados seres, encontra-se uma natureza, uma força, ou simplesmente um deus que vai sustentar um poder infinito, vontade, conhecimento e sabedoria. Tal ideia é a mais absurda e supersticiosa de todas as impossibilidades do universo. Isso demonstra que um homem que atribui a arte do criador do universo à imaginária, insignificante, natureza inconsciente é, sem dúvida, menos consciente da verdade do que um animal.

Se os seres, que são mais bem-ordenados e bem medidos, sábios e artisticamente modelados, não são atribuídos a Aquele Que é infinitamente poderoso e sábio e em vez disso são atribuídos à natureza, tem que estar presentes em cada pedaço de solo tanto quanto o número de fábricas e imprensas que há na Europa, de modo que cada pedaço de solo pode ser o meio para o crescimento e formação de inúmeras flores e frutos, de que é o local de origem e oficinas de trabalho.

Assim, você pode ver o quão longe o pensamento incrédulo dos naturalistas se desviou do reino da razão. E apesar de pretendentes desmiolados que imaginam a natureza ser criadora reivindicam ser homens de ciência e razão, ver o quão distante da razão e da ciência está o seu pensamento, de modo que eles tomaram uma superstição que não é possível de forma nenhuma, que é impossível, como um caminho para si. Veja isso e ri deles!

 

Do livro: “Natureza Causa Ou Efeito?” de Risale-i Nur